Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Almoço de Domingo – José Luís Peixoto

Um livro publicado pela Quetzal  acabado de ser lançado,  é a história de um “homem de 90 anos, que olha para o seu passado e faz um balanço de vida a partir de episódios significativos da sua história de vida que em muitos aspectos tocam a do próprio país.

Tem como referência a história de Rui Nabeiro.

Contudo, a pessoa é subentendida na leitura do texto, pelo percurso que segue, pelo império que cria, pela geografia e pela família em que se insere, a partir das quais tudo parte, porque o sobrenome Nabeiro nunca aparece no texto. 

Rui Nabeiro

O livro está estruturado em três partes, cada uma delas é um dia e esses dias estão no futuro, embora no livro sejam o presente.

E o dia 28 de Março de 2021, que é o dia em que o Rui Nabeiro real e o ficcional fazem 90 anos.

Esse dia é domingo, daí esse “almoço de domingo” que é o titulo do livro e vai ser o momento em que tudo se cruza, num final bastante apoteótico.

Em cada um desses dias, existe o tempo em que a personagem tem 89 anos e é escrito com base naquilo que é a vida dele, que é uma vida activa e com uma agenda intensíssima.

O livro é constituído por memórias e vão surgindo aleatoriamente, de tal forma que há um recurso muito utilizado, que é o irromper de recordações específicas, quando estão a ser descritas certas situações, que no momento da leitura não se entende de onde vêm.

O autor, José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974.

José Luís Peixoto


É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea.

A sua obra ficcional e poética aparece em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.


Em 2001, foi atribuído o Prêmio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar.

Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prêmio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha.

Com Livro, venceu o prêmio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prêmio Oceanos com Galveias.

Parabéns pelo seu trabalho.

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x