-
Doces e salgados nas Laranjeiras
No bairro das laranjeiras abriu um casa de croissants! E pegou. Para entrar há fila demorada e só com sorte arranjamos uma mesa cá fora pra desfrutar do prazer de comer um belo croissant acompanhado de um cafe Que coisa boa! Fiquei fã de croissants 🥐 ! Numa pequena esplanada nas laranjeiras, servem croissant doces ou salgados. Há de chocolate, de ovo, de nutella, de geleia. De salgados podemos escolher de atum, presunto ou requeijão! Comer lentamente saboreando a massa crocante não será uma coisa boa da vida? Comer até encher a pança . Experimentem Melhor Croissant da Minha Rua
-
Um dos melhores bifes de Lisboa – Café Império
Bifes ou bitoques há muitos! Tentei experimentar em vários restaurantes que dizem servir os melhores bifes de Lisboa. Não fiquei satisfeita, ou porque a carne é dura, ou porque o molho não é famoso ou porque as batatas são moles e fui andando sempre em busca do melhor. Finalmente encontrei no Café Império na Almirante Reis o melhor bife. O molho ensopado no pão leva-nos ao céu. A carne macia e as batatas estaladiças. Para quem não precisa de comer muito pode pedir 1/2 bife que fica bem. O espaço simpático mobilado a antiga também ajuda na perfeição. Aconselho.
-
Xin
Há muitos restaurantes de outras culturas em Portugal. Uns são pura aldrabice, a melhor forma de tenta saber se são parecidos com a comida original é olhar para a clientela. Se sentirmos que os clientes são do sítio original, é porque estamos no local certo. Neste coreano de Odivelas estavam os funcionários da embaixada, o que só por si é um bom sinal. O restaurante do ponto de vista visual, nada tem de especial. É um restaurante de bairro! Agora a comida é opima, não sei o que comi, mas tudo tinha um sabor diferente e especial. Há uma mistura inteligente entre o doce e o salgado, entre o frito e o cozido! Adorei. Restaurante Xin . Rua Vieira da Silva 2 – loja direita Quinta Nova, 2675-215 Odivelas
-
Kampai – O melhor sushi de Lisboa
Confesso que já sou apreciador de sushi muito antes da “moda” dos restaurantes de sushi (chineses e nepaleses) a cada esquina. O primeiro contacto que tive com esta gastronomia especial foi a convite do meu saudoso e querido Mestre Kobayashi (para quem não sabe, o impulsionador do Judo em Portugal). Um dia que não consigo recordar o que se comemorava,mas seguramente há mais de 30 anos, o Mestre convida alguns dos seus alunos (onde me incluia) para o primeiro contacto com a gastronomia do seu país. O restaurante, pequeno, com uma decoração oriental (japonesa) era propriedade do também saudoso chef Takashi Yoshitake, e chamava-se Aya, situado na Rua das Trinas, na Lapa, em Lisboa. A princípio estranhei aquele paladar de peixe cru, e sobretudo o pensar que o estava a comer. Aí foi também o primeiro contacto com os “pauzinhos” que eram uma coisa nunca vista (pelo menos por mim, na casa dos 16/17 anos). O…
-
O Zunzum da Marlene (Vieira)
Confesso que sou apreciador da chamada cozinha de autor, no entanto há autores e autores… Neste caso falo da Chef (da moda) Marlene Vieira e do seu novo espaço. Chama-se Zunzum e o nome adequa-se ao “espaço” onde fica, nada mais nada menos do que no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolônia, renovado e muito bonito. A primeira vez que lá fui, foi a convite, para a inauguração.Não será da inauguração e da experiência em si própria que vou falar, porque no dia da inauguração é sempre diferente das experiências como cliente normal. Depois desta voltei ao “local do crime” mais duas vezes, desta vez a convite de mim próprio. É destas que vos vou falar… Espaço: Cleen, acolhedor, muito bem decorado em mesas e cadeiras de madeira, suficientemente afastadas para não não contrairmos Covid pelo parceiro da mesa ao lado e também para não ouvirmos as conversas. Destaque para o som, e não, não…
-
Amor aos Pedaços
Distribuída por 4 lojas em Lisboa , a Pastelaria Amor aos Pedaços é uma maravilha. É um conceito brasileiro e veio para cá em 1991. Apenas vende bolos de encher os olhos e são todos a fatia. Os olhos também comem e difícil é a escolha. Os nomes dos bolos são todos muito apelativos: o Rei Limão, Memorias de uma Ameixa ou o África Minha. Também podemos encomendar para levar para casa e aí temos de escolher entre o S, o M ou o L e em 20 minutos o bolo fica pronto. Só há um problema e grande: são muito caros Uma das lojas é no Centro Colombo
-
Ovos Moles
Quando se vai até Aveiro há 2 coisas que normal os turistas fazerem : andar de Moliceiro e comer um bolo de ovos moles Nas visitas organizadas há quase sempre um workshop de “Ovos Moles de Aveiro “, doce conventual muito apreciado. A lenda diz que há muitos anos as pessoas ofereciam as freiras do Convento galinhas. Elas aproveitavam as claras para engomar as vestimentas e as gemas não havendo muitas alternativas misturavam açúcar e faziam um creme. Sendo verdade ou não esta história o certo é quem vai a Aveiro come e leva para casa uma caixa de ovos moles. Basicamente os ovos moles são uma espécie de gemada: gema ,açúcar e água. Vendem-se em barricas com pinturas de Aveiro ou dentro de hóstias com a forma de conchas.
-
Ostras
Ostras? Não sei As ostras são moluscos que crescem em águas marinhas e de preferência salobras. São muito nutritivas e são onde se podem encontrar as famosas pérolas. Abrir ostras não é um processo fácil mas com paciência e uma boa faca de modo a não desfazer-las. O mais comum é servi-las cruas ou cozidas a vapor rápido. Coloca-se salpicando-as com sal e umas rodelas de limão e o mais importante é o gelo que deve ser bastante quase a cobri-las. É considerado uma iguaria chique e fina e cada uma custa 1€. O aspecto é feio e nada apelativo.