Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

O jejum intermitente

Todos querem perder peso rapidamente  e agora com a chegada do Verão não há tempo a perder.

Abrimos a televisão e há programas a falar do jejum intermitente.

Vou as livrarias e uma série de livros perfilados estão prontos a serem vendidos.

A única coisa que tenho a certeza que este jejum deverá ser praticado mediante aconselhamento nutricional especializado, uma vez que existem algumas contraindicações que deverão ser identificadas , como a intolerância individual, hipoglicemia persistente, diabetes do tipo I, insuficiência renal e muitas outras coisas.

Mas, segundo um estudo conduzido por investigadores portugueses ajuda a perder gordura, mantendo a massa muscular, se acompanhado de hidratação e exercício físico. 

Quando falamos de jejum intermitente, as dúvidas são quase sempre as mesmas: não vou ter fome?

Como vou conseguir concentrar-me no trabalho?

Como é que engano a fome? … Não faz mal ficar tantas horas sem comer?…

Dizem que só não há perda de massa isenta de gordura se a pessoa tiver o cuidado de acompanhar o jejum intermitente com a prática de exercício físico.

Se a isso juntarmos um apoio calórico-proteico adequado, existe evidência de que além de travar a perda de massa isenta de gordura conseguem-se aumentar os seus valores.

Gonçalo Vilhena de Mendonça, investigador do Laboratório de Função Neuromuscular da Faculdade de Motricidade Humana anda a estudar o assunto e ainda bem.

O investigador, adiantou que a estratégia usada no jejum intermitente, salvaguardando um estado de hidratação ajustado, resulta em benefícios do ponto de vista da resistência cardiorrespiratória .

O especialista é um dos investigadores que realizaram uma meta-análise que incluiu mais de 100 estudos publicados nesta área sobre os efeitos do jejum intermitente na composição corporal (massa corporal, massa gorda e massa isenta de gordura) e no rendimento físico.

Este trabalho concluiu também que no jejum intermitente acompanhado por desidratação, como, por exemplo, o que é feito por altura do Ramadão, apesar de haver perda de peso, podem  aparecer problemas. Infelizmente era incapaz de fazer jejum. Perder peso não justifica tanto sacrifício.

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x