Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Gandhi – Rão Kyao

Rão Kyao, nome artístico de João Maria Centeno Gorjão Jorge, nascido em Lisboa, é um músico e compositor português, famoso como intérprete de flauta de bambu e de saxofone.

Tem 73 anos e toca divinamente.Em Maio saíra o trabalho dele, Gandhi mas o single já toca por aí e intitula-se “Respeito pela natureza”.

Rão Kyao

O single onde faz uso da sua experiência de décadas para tocar um público trans geracional, através de uma música instrumental capaz de nos fazer viajar até à Índia, sem que em nenhum momento saiamos das texturas e ritmos de Portugal, numa viagem que é, afinal, ao nosso interior.

Música pacificadora, mas ativa e de encantar como  a filosofia de Gandhi. 

Este álbum intitula-se Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi, e é  dedicada ao líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), por altura das celebrações dos 150 anos do seu nascimento. 

Gandhi era homem da espiritualidade que focava a sua atenção nos seres humanos e na natureza. Que sabia olhar para dentro e para o que nos rodeia.

Gandhi

É este filosofia que precisamos para este tempo.

Rao Kyao tem um carreira longa e sem sair do seu caminho  podemos destacar o disco Fado Bailado, de 1983, que fez história por ser o primeiro disco da história da música portuguesa a conseguir a marca da Platina. 

Gravou muito e viajou muito.

Após este sucesso comercial, voltou ao Oriente, a  Macau, onde foi convidado a gravar um álbum que ilustrasse, em termos musicais, a presença portuguesa no Oriente. Como resultado surgiu Macau, o Amanhecer, em 1984.

 Gravou Estrada da Luz em  1984, eleito Álbum do Ano pela Federação dos Centros de Cultura e Desporto da Saúde e Segurança Social.


Seguiram-se Oásis (1986) e a coletânea Best of Rão Kyao (1987).


Em 1986, os álbuns Estrada da Luz e Oásis foram editados no Brasil, aonde se deslocou inúmeras vezes para concertos e ações promocionais.

Depois do Brasil, em finais do mesmo ano, foi convidado a gravar em Bratislava, com uma orquestra sinfônica de 100 figuras, os temas de uma série televisiva que passou em vários países europeus.


Em Danças da Rua de 1987,  Rão atingiu a marca do Ouro e foi editado na Europa, e Estados Unidos.

Isto é uma pequena amostra deste músico incansável que continua a me encantar com a sua música.

Parabéns

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x