Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Nuno Barradas

É um orgulho quando temos alguém como sobrinho, o Nuno Pessoa Barradas, e o nome dele ser um, entre os 99 investigadores mais citados e admirados do Mundo!

Estes 99 são do Instituto Superior Técnico e integram as listas dos cientistas mais citados a nível mundial, inserindo-se no top 2% das respetivas áreas numa avaliação realizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos da América). 

A seleção é apresentada no artigo intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, sobre autores e citações, publicado na revista Public Library of Science Biology.

O artigo, divulgado no final do ano de 2020, baseia-se em métricas de citação padronizadas mais precisas, com o propósito de combater os abusos de autocitação.

O número de citações permite avaliar o impacto e influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no progresso do conhecimento científico.

A seleção deriva de uma análise exaustiva de dados de investigação desde meados da década de 90 do século passado até 2019.

O trabalho identificou os investigadores de topo em várias disciplinas a nível mundial, incluindo 160,000 investigadores de 149 países em 22 áreas científicas e 176 disciplinas.

O ranking elaborado teve como suporte a Scopus,  uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos para jornais/revistas académicos.

O artigo dá origem a duas listas com base em categorias distintas: impacto de ao longo da carreira (com dados atualizados até ao final de 2019) e impacto num único ano, neste caso 2019.

Parabéns Nuno!

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x