Coisas Boas em Alta
Histórias em Alta

Comida Portuguesa

Quando o assunto é de comidas esquisitas num grupo de amigos,  começam a saltar da cartola experiências na Ásia,  de gafanhotos grelhados ou guisados de cobra e ficamos todos enjoados .

Mas aqui em Portugal não haverá pratos que nos deixem de nariz torcido? Claro que sim e podemos começar pelo Arroz de Cabidela ou as Papas de Sarrabulho quase negras de tanto sangue que levam.

As papas de Sarrabulho  são a especialidade do Minho e confeccionadas com sangue de porco e mais galinha, chouriço, cominhos e farinha de milho.

Dobrada

Comi com dificuldade mas não recusei a experiência.

 No Verão há a corrida aos Caracóis que simplesmente são lesmas! Sim, lesmas!

Caracóis

Respiram por um  poro mas nada disto interessa,  porque cozidos com muitos oregãos, e acompanhadas por muitas imperiais e pão  torrado é um grande petisco.  

Também temos as famosas Tripas a Moda do Porto que são nem mais nem menos, pedaços do estômago da vitela e é o prato mais tradicional da cidade do Porto, São confeccionadas  com diferentes tipos de carne, mão de vitela e chispe de porco e as tais tripas, ou seja dobrada, enchidos diversos e feijão branco. 

Este prato de carne, foi um dos finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

A receita remonta ao final da Idade Média e está intimamente relacionada com a história da cidade e dos seus habitantes.

Além de ser uma das glórias do Porto, o prato daria o nome aos habitantes da cidade, conhecidos vulgarmente por tripeiros.  

E o que dizer dos Ovos Mexidos com mioleira feitos com os miolos do borrego ou do Carneiro?

Leva muitos ovos e muita mioleira. Continuo a escrever mais tarde, tenho de fazer uma paragem. Chega de boa comida portuguesa

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x