Coisas Boas em Alta
Entretenimento em Alta

Exposição Ajax et Plures

Ajax et Plures” inaugura já no dia 08 de março (3f) às 19h00, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto.  

Esta nova exposição do artista visual e músico João Paulo Feliciano é uma iniciativa que se enquadra na adesão da Universidade Católica como membro fundador da Fundação de Serralves.

O artista intervém nas janelas do corredor da Escola das Artes, dando continuidade a uma série de trabalhos site-xposição contempla um conjunto de obras dos anos 1990 e 2000 do artista, pertencentes à coleção de Serralves, e conta também com uma obra inédita concebida para a Universidade.

As obras apresentadas na exposição são representativas de momentos distintos do percurso de João Paulo Feliciano, onde será possível assistir à atitude irónica e provocadora do artista, bem como a sua vontade de implicar o espetador na interpretação da sua obra, características que se revelam transversais no diverso corpo do seu trabalho.

Os trabalhos dos anos 90 caracterizam-se por gravitarem em torno do mundo da música rock e da realidade urbana.

Já as obras de 2004 e 2021 demonstram um interesse pela exploração de fenómenos de perceção e permitem distinguir uma inflexão na relação com a tecnologia.  

Nesta obra, intitulada “Ajax”, o artista explora as potencialidades do suporte, mais concretamente, da janela enquanto “interface luminoso”, que encaminha a luz do exterior para o interior e vice-versa, ao mesmo tempo que estabelece um jogo de formas e cores cambiantes, resultando numa instalação imersiva que abarca todo o espaço do corredor e transborda para o exterior. 

Uma vez que para João Paulo Feliciano os títulos dos seus trabalhos se constituem enquanto “extensões linguísticas” de cada obra, “Ajax et Plures” evoca simultaneamente uma figura mitológica, um clube de futebol e um simples limpa-vidros, referenciando universos tão distintos quanto os que o seu corpo de trabalho tende a abarcar. 

A exposição “Ajax et Plures” de João Paulo Feliciano tem curadoria de Joana Valsassina, curadora do Programa Nacional de Itinerâncias na Fundação de Serralves, e de Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica.

No total, são cinco obras distintas de João Paulo Feliciano que vão ser apresentadas nas janelas do corredor da Escola das Artes, dando assim continuidade a uma série de trabalhos site-specific que o próprio concebeu em 2004 para os edifícios do Museu de Serralves e da Bienal de São Paulo, no Brasil. 

Entrade é livre!

Visite esta exposição até ao dia 01 de novembro de 2022.

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x