O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Tenho na minha estante este livro e acho que é um dos melhores e mais emocionantes que li.
Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio, uma literatura para crianças.
O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta.
O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.
O Pequeno Príncipe, debate, entre outras questões, a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos, conforme as pessoas vão crescendo e abandonando a infância.
Uma das frases mais marcantes do livro é: “O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração”. Uma frase simples que diz tudo …
O autor e ilustrador do livro é o Francês, Antoine de Saint-Exupéry.
Sempre foi piloto de aviões e em 1943, voltou para a força aérea no norte da África e tal como o Pequeno Príncipe no final do livro, Saint-Exupéry parece ter apenas desaparecido da terra, morreu num acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944, abatido por um caça alemão.
O corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.
Agora há uma empresa Belga kowi kowi que resolveu fazer mascaras com arte.
Transpôs para as máscaras ilustrações deste lindíssimo livro e são bem bonitas