Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Maior ponte suspensa – 516 Arouca

Andamos preocupados com o Covid, mas a vida não para, lá fora da nossa janela.

Vamos ter a maior ponte suspensa do mundo mas eu não sei se tenho coragem de me meter neste passeio.

Quem tem vertigens vai ser um problema.

A obra está em fase de conclusão e não tem ainda data para ser inaugurada.

A “516 Arouca” vai ligar as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Rio Paiva, sendo assim possível apreciar estes dois pontos e toda a paisagem envolvente a partir cá do alto. 

De acordo com a Câmara de Arouca, vai ser “a maior ponte pedonal suspensa do mundo”.  

A ponte suspensa sobre o rio Paiva terá uma extensão de 516 metros, um vão com cerca de 480 metros e uma altura do rio de aproximadamente 175 metros.

516 Arouca

A largura útil do tabuleiro será de 1,20 metros, sempre com guarda lateral, e o pavimento é constituído por gradil metálico, que tem a vantagem de não oferecer grande resistência ao vento, tornando a estrutura mais estável em condições de vento forte

Depois do sucesso dos famosos Passadiços do Paiva, chegou a vez da Ponte ‘516 Arouca’ prender a atenção dos mais aventureiros. O acesso vai custar 12 euros por pessoa.

Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, diz que a opção pelo valor de 12 euros como preço normal de acesso à Ponte 516 deve-se a ser uma  obra de engenharia única, a Ponte ‘516 Arouca’ envolve uma experiência exclusiva e singular e o custo da entrada ajudará a controlar fluxos e a garantir uma visita de qualidade. Estes preços também ajudarão a fazer face aos custos de manutenção previstos e à contratação do pessoal necessário para controlo e realização das visitas.

Acho justo.

Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales das montanhas dos Andes, a ponte pedonal ‘516 Arouca’ liga a margem de Canelas à encosta de Alvarenga a 175 metros de altura sobre a secção mais agitada do rio Paiva.

Muita coragem e toca a ir!

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x