Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

As bailarinas Russas ou Ucranianas?

Estão registadas cerca de 2000 obras realizadas por Edgar Degas, pintor francês que viveu entre 1834 e 1917.

 Edgar Degas foi um pintor, escultor e fotógrafo francês consagrado pelas pinturas femininas, sobretudo pela série das bailarinas e pelo efeito de movimento que retratava nas obras. Degas é um dos nomes mais sonantes da pintura francesa.

Agora com a guerra, estalou o verniz! Há um belo quadro que mostra bailarinas com faixas azuis e amarelas nos cabelos, as cores da bandeira ucraniana. É quase certo que as bailarinas sejam ucranianas e não russas e assim a National Art Gallery mudou-lhe o nome. 

O título desta pintura tem sido um ponto de discussão contínuo por muitos anos e é abordado na literatura académica; no entanto, houve um aumento no foco no mês passado devido à situação atual, portanto, era um momento apropriado para atualizar o título da pintura.

Parece que os russos apoderaram-se de muitos elementos da cultura ucraniana e a  National Gallery aproveitou estes tempos de guerra e modificou o título da obra.

O pintor Degas, designava-se a si próprio como independente e esta é talvez a melhor palavra para o caraterizar.

Mas o tema central da obra de Degas eram as bailarinas, Frequentador da Ópera de Paris. As cenas relacionadas com o ballet ocupam grande parte da sua produção artística.

Não se limitando ao palco, Degas pinta os ensaios, camarins, entradas em cena, utilizando ângulos e perspetivas inovadoras.

Particularmente nas obras dedicadas a este tema surgem-nos os pormenores e detalhes de intimidade e do esforço exigido às bailarinas. Russas ou Ucranianas? Vamos lá saber!

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x