Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Dia Mundial do Meio Ambiente

Ontem, dia 5 de junho celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente criado, há quase 50 anos, numa resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972.

A União Europeia (UE), através da Diretiva 2019/904 de 5 de junho de 2019, está a combater os 10 itens plásticos de uso único que mais se encontram nas praias da Europa.

Entre eles encontram-se cotonetes, talheres, copos, pratos, recipientes para alimentos, balões, etc.

Os produtos plásticos de uso único são usados uma vez, ou por um curto período de tempo, antes de serem deitados fora. Os impactos desse lixo plástico no meio ambiente e na nossa saúde são globais e podem ser drásticos.

Produtos plásticos de uso único são mais propensos a acabar nos mares do que outras opções reutilizáveis.

Os 10 itens plásticos de uso único mais encontrados nas praias europeias, a par com os equipamentos de pesca, representam 70% de todo o lixo marinho na UE.

A UE pretende tornar-se um precursor na luta global contra o lixo marinho e a poluição plástica.

As regras da UE visam reduzir o volume e o impacto de certos produtos plásticos no meio ambiente. E também visam promover a transição para uma economia circular com modelos de negócios, produtos e materiais inovadores e sustentáveis, contribuindo também para o funcionamento eficiente do mercado interno.

Os produtos plásticos de uso único serão banidos da União Europeia a partir de 3 de julho de 2021.

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x