O jejum intermitente
Todos querem perder peso rapidamente e agora com a chegada do Verão não há tempo a perder.
Abrimos a televisão e há programas a falar do jejum intermitente.
Vou as livrarias e uma série de livros perfilados estão prontos a serem vendidos.
A única coisa que tenho a certeza que este jejum deverá ser praticado mediante aconselhamento nutricional especializado, uma vez que existem algumas contraindicações que deverão ser identificadas , como a intolerância individual, hipoglicemia persistente, diabetes do tipo I, insuficiência renal e muitas outras coisas.
Mas, segundo um estudo conduzido por investigadores portugueses ajuda a perder gordura, mantendo a massa muscular, se acompanhado de hidratação e exercício físico.
Quando falamos de jejum intermitente, as dúvidas são quase sempre as mesmas: não vou ter fome?
Como vou conseguir concentrar-me no trabalho?
Como é que engano a fome? … Não faz mal ficar tantas horas sem comer?…
Dizem que só não há perda de massa isenta de gordura se a pessoa tiver o cuidado de acompanhar o jejum intermitente com a prática de exercício físico.
Se a isso juntarmos um apoio calórico-proteico adequado, existe evidência de que além de travar a perda de massa isenta de gordura conseguem-se aumentar os seus valores.
Gonçalo Vilhena de Mendonça, investigador do Laboratório de Função Neuromuscular da Faculdade de Motricidade Humana anda a estudar o assunto e ainda bem.
O investigador, adiantou que a estratégia usada no jejum intermitente, salvaguardando um estado de hidratação ajustado, resulta em benefícios do ponto de vista da resistência cardiorrespiratória .
O especialista é um dos investigadores que realizaram uma meta-análise que incluiu mais de 100 estudos publicados nesta área sobre os efeitos do jejum intermitente na composição corporal (massa corporal, massa gorda e massa isenta de gordura) e no rendimento físico.
Este trabalho concluiu também que no jejum intermitente acompanhado por desidratação, como, por exemplo, o que é feito por altura do Ramadão, apesar de haver perda de peso, podem aparecer problemas. Infelizmente era incapaz de fazer jejum. Perder peso não justifica tanto sacrifício.