Maior ponte suspensa – 516 Arouca
Andamos preocupados com o Covid, mas a vida não para, lá fora da nossa janela.
Vamos ter a maior ponte suspensa do mundo mas eu não sei se tenho coragem de me meter neste passeio.
Quem tem vertigens vai ser um problema.
A obra está em fase de conclusão e não tem ainda data para ser inaugurada.
A “516 Arouca” vai ligar as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Rio Paiva, sendo assim possível apreciar estes dois pontos e toda a paisagem envolvente a partir cá do alto.
De acordo com a Câmara de Arouca, vai ser “a maior ponte pedonal suspensa do mundo”.
A ponte suspensa sobre o rio Paiva terá uma extensão de 516 metros, um vão com cerca de 480 metros e uma altura do rio de aproximadamente 175 metros.
A largura útil do tabuleiro será de 1,20 metros, sempre com guarda lateral, e o pavimento é constituído por gradil metálico, que tem a vantagem de não oferecer grande resistência ao vento, tornando a estrutura mais estável em condições de vento forte
Depois do sucesso dos famosos Passadiços do Paiva, chegou a vez da Ponte ‘516 Arouca’ prender a atenção dos mais aventureiros. O acesso vai custar 12 euros por pessoa.
Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, diz que a opção pelo valor de 12 euros como preço normal de acesso à Ponte 516 deve-se a ser uma obra de engenharia única, a Ponte ‘516 Arouca’ envolve uma experiência exclusiva e singular e o custo da entrada ajudará a controlar fluxos e a garantir uma visita de qualidade. Estes preços também ajudarão a fazer face aos custos de manutenção previstos e à contratação do pessoal necessário para controlo e realização das visitas.
Acho justo.
Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales das montanhas dos Andes, a ponte pedonal ‘516 Arouca’ liga a margem de Canelas à encosta de Alvarenga a 175 metros de altura sobre a secção mais agitada do rio Paiva.
Muita coragem e toca a ir!