Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Valha-nos Santo António

Fui ao Museu de Lisboa e entrei na sala onde está uma exposição temporária com Santos Antônios e gostei.

A imagem de Santo António é presença obrigatória no artesanato de qualquer região de Portugal, e é com naturalidade que a vemos ser a figura escolhida para representar a luta contra a pandemia.

“Se milagres desejais, Recorrei a Santo António vereis fugir o demônio e as tentações infernais” diz o texto de apoio.

Nas figuras mais ingênuas ou mais artísticas, mas com uma contínua demonstração de grande sensibilidade em relação ao momento.

A produção artística e artesanal relacionada com Santo António inspira-se na figura deste frade e nos seus atributos mais comuns , vestido a franciscano, livro, cruz, saco do pão e o Menino Jesus – assim como na história da sua vida, e na representação de um conjunto relativamente restrito de milagres, dos inúmeros que lhe são atribuídos.

Por ser um santo muito popular, a sua imagem com o Menino ao colo é facilmente reconhecida pelo público, tornando-se omnipresente em qualquer casa portuguesa.

E o olhar dos artesãos sobre Santo António tem vindo a atualizar-se.

Tal como Bordalo Pinheiro e outros caricaturistas recorreram à imagem de Santo António para a crítica social e política desde finais do século XIX, na atualidade, encontramos Santo António nos mais diversos tipos de materiais e nas mais variadas situações e cenários.

A criatividade dos artistas é grande.E se tem de usar máscara ou manter o distanciamento social, que seja! Para que isto passe depressa, valha-nos Santo António!

Toda esta conversa para dizer que o colecionador Mário Coelho lançou um desafio aos artesãos portugueses: apresentar, através da imagem de Santo António, o novo quotidiano que a pandemia impôs.

Nove meses depois, o Museu de Lisboa – Santo António mostra a surpreendente e criativa resposta dos artesãos de todo o país, ilhas incluídas. Mais de 60 peças .

O poder de Santo António a acudir a toda a gente que está aflita e nos momentos difíceis os devotos dizem; “valha-me Santo Antonio”! “ Que Santo António nos Acuda”

A exposição vai até 7 de Março e passem pelo Museu de Lisboa e vão achar graça.

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x