Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

Restaurante Taberna da Maré

Há quase 30 anos que o restaurante Taberna da Maré está no Largo da Barca, gerida por Zeca Pinhota.

O carismático proprietário deste restaurante em Portimão agarrou numa taberna que ali existia desde o início dos anos 40 e despiu completamente o espaço existente para o reconstruir tal e qual como sempre foi, com balcão alto de taberna forrado a azulejo, mesas e bancos compridos de madeira e garrafões de vinho de 5 litros a adornar prateleiras.


Nas paredes partilha connosco uma extensa coleção de fotografias a preto e branco em que o olhar sensível de Júlio Bernardo, reconhecido fotógrafo portimonense, ilustra as memórias mais autênticas da cidade de Portimão.


Quando nos debruçamos sobre a ementa da Taberna da Maré, nela encontramos a mesma forte personalidade algarvia, com grande orgulho na herança gastronómica de várias gerações de uma família portimonense.

Deste restaurante de Portimão, destacamos os pratos da cozinha marinheira como as cavalas ou carapaus alimados, a feijoada de buzinas com feijão branco, as lulinhas frescas cheias ou fritas à algarvia, sem esquecer o peixe fresco grelhado e carnes da melhor qualidade.


Quando entramos no restaurante Taberna da Maré sentimo-nos acolhidos e confortáveis. É como ir comer fora, mas sentir-se verdadeiramente em casa.


Dos muitos restaurantes de Portimão, a Taberna da Maré é ponto de paragem obrigatória em onde somos recebidos calorosamente como sendo “da casa”, com toda a autenticidade, num ambiente intimista, castiço e do mais tradicional algarvio que pode existir.

Acabei por me meter numa bela alhada (Raia) e numa Açorda por causa duns Pirilaus (pampo ou peixe porco) acompanhados de uma divinal saladinha algarvia.

De sobremesa um queijo de figo com amêndoa, um travo de funcho e um aroma a medronho.

Este é seguramente um dos melhores restaurantes de cozinha tradicional em Portimão

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x