Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

Treestory

Uma lenda da Geórgia diz que, quando Deus estava a criar o mundo, fez uma pausa para comer e tropeçou nas montanhas do Cáucaso, deixando cair parte da comida, tornando esta terra abençoada pelos restos da refeição celestial.
Na impossibiliade de viajar, a curiosidade levou-me  na passada semana ao restaurante Treestory que é uma verdadeira embaixada Georgiana em Lisboa.

A degustação começou por um sortido Pkhali prato tradicional georgiano de legumes picados, feito de repolho, beringela, espinafre, feijão, beterraba e combinado com nozes, vinagre, cebola, alho, e ervas.

Os ingredientes comuns de todas as variações de pkhali são, um delicioso molho de nozes em purê e um “topping” de romã.

De seguida, provei um delicioso Kharcho de Frango com molho de nozes e especiarias, onde sobressaía um fabuloso travo a caril, servido com arroz de cenoura e pimentos.

A rega  foi feita por uma sagria extraordinária de vinho tinto georgiano com frutos vermelhos, citrinos e romã.

Segundo o simpático empregado, o nome Treestory tem origem na única árvore que havia no páteo, quando pegaram no restaurante  e nos três elementos comuns à gastronomia portuguesa,  que são o vinho, a laranja e o limão no tempero.

A comida é muito boa, ora quente, ora fresca, feita de tacho e de forno, especiarias e frutos secos, legumes e caldos, como se a nossa avó lusitana tivesse estagiado numa casa de Tbilisi. Vale bem a pena a experiência.

Segundo sei, na Geórgia, é quase obrigatório ficar horas à mesa a comer e a conversar e tal como nós, bebem muito também. No #Treestory, o espaço ideal para este tipo de convívio será o sossegado terraço nas traseiras com plantas,  se o tempo o permitir.

Esta árvore promete dar frutos pela qualidade do establecimento e pela simpatia dos seus empregados.

Morada
Rua Luciano Cordeiro, 36
Telefone

215837058
Horário
Das 13h00 às 23h00.
Preço médio: € 17 euros

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x