Luís Louro
Ilustrador, autor de banda desenhada e fotógrafo amador, Luís Louro nasceu a 14 de junho de 1965, em Lisboa.
A Banda Desenhada acompanha-o e que belas são as ilustrações que faz.
Tem o curso de Técnico de Meios Audiovisuais na Escola António Arroio. E começou cedo a fazer BD aproveitando todas as oportunidades que lhe ofereciam.
A sua primeira história publicada na imprensa regular foi “Estupiditia II”, que saiu no Mundo de Aventuras, em Abril de 1985, a que se seguiram outras duas histórias, nesse ano e no mesmo jornal.
O seu trabalho de maior fôlego, a série Jim del Mónaco, surgiu na secção Tabloide do “Sábado Popular”, suplemento do desaparecido Diário Popular, que se estreou em 12 de Outubro de 1985.
Pouco tempo depois, a série surgiria já na revista O Mosquito, tornando-se um dos raros casos de herói de sucesso das últimas décadas, na BD portuguesa.
Jim del Monaco é uma personagem inspirada no Jim das Selvas e em Tarzan, bem como na visão paternalista que estas séries transmitiam em relação ao continente africano.
Depois da receptividade nos periódicos, surge logo o primeiro álbum, editado em Abril de 1986, ainda numa versão a preto e branco, sob a chancela da editora Futura.
Os primeiros 4 álbuns editados pela Futura entre 1986 e 1989, a preto e branco, são marcados por curtas histórias, sempre com o protagonismo no fleumático Jim, a boneca “carente” Gina, que é a eterna conquistadora de Jim, com poses a recordar a célebre personagem da BD inglesa.
Em 1995 é o grande ano de Luís Louro.
Alice na Cidade das Maravilhas,uma das obras maiores de Luís Louro e da banda desenhada portuguesa, está de regresso 25 anos depois, com duas edições: uma edição normal, em capa dura, revista e actualizada a este novo formato, e uma edição especial, limitada a 500 exemplares, com capa em tecido e sobrecapa, numerada e assinada pelo autor e com o selo branco da editora e que inclui 16 páginas de extras.
Qualquer Banda Desenhada deixa-me entusiasmada.
É um trabalho completo que se destina a jovens e adultos!
Muitos fãs procuram, compram e colecionam livros de Banda Desenhada!
Parabéns Luís Louro.
O seu trabalho é magnifico