Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

Chef Filipe Carvalho

Com a estrela Michelin as costas Filipe Carvalho não brinca de roda dos tachos.

Os clientes que chegam são exigentes e sabem porque lá vão.

E um Chef Executivo muito respeitado e dotado que tem um futuro radioso pela frente.

Cinquenta segundos , fifty seconds, em inglês , é o tempo que o elevador da Torre Vasco da Gama, em Lisboa, demora a chegar do rés-do-chão ao último andar.

É lá, a 120 metros de altura, com uma vista panorâmica de 360º sobre o Tejo e o Parque das Nações, que, desde novembro de 2018, mora o Fifty Seconds by Martín Berasategui, um sofisticado restaurante onde trabalha Filipe Carvalho.

A comida  que ali se apresenta  vem da criatividade de Filipe  Carvalho e o restaurante está entregue a mãos portuguesas.

Ele é o chef executivo e da equipa fazem ainda parte Maria João Gonçalves, chef pasteleira, Rui Monteiro, chef de sala e Marc Pinto, escanção que trata dos vinhos.

O Fifty Seconds tem no peixe e marisco o seu ponto alto.

Na opinião de Filipe, o peixe e os mariscos são os produtos portugueses de maior qualidade.

Tudo o que é ameijoa, berbigão, ligueirão ou ostra, são comprados em Aveiro, porque  a ria é muito rica e tem um ponto de sal muito equilibrado.

Falar em Aveiro, aviva-lhe memórias de uma infância e adolescência dividida entre a cozinha e os relvados, bem como dos sabores que uniam estas duas paixões: “Lembro-me de umas sopas de leite com cevada, mel e pão que a minha mãe fazia.

Ela não tinha muito tempo para cozinhar porque chegava tarde do restaurante, mas preparava-me sempre essas sopas”. Um prato tão simples, mas tão especial, que lhe aconchegava o estômago à chegada dos treinos de futebol, e que é, provavelmente, a sua memória gastronómica mais antiga.

É também com grande afeição que recorda os almoços em família,  e la se lembra dos assados no forno a lenha, os cozidos com chouriça e morcela.

Recordações. Este restaurante é para pessoas com dinheiro, caro mas tudo ajuda a isso!

Só a vista é linda.

Tem 2 menus : um com 7 pratos e custa 155 € e outro de 8 pratos 185€.

Pelo menos uma vez na vida pode-se fazer uma loucura!

Depois comemos uma lata de atum em casa!

Quando for grande vou lá!

Parabéns Chef

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x