Gandhi – Rão Kyao
Rão Kyao, nome artístico de João Maria Centeno Gorjão Jorge, nascido em Lisboa, é um músico e compositor português, famoso como intérprete de flauta de bambu e de saxofone.
Tem 73 anos e toca divinamente.Em Maio saíra o trabalho dele, Gandhi mas o single já toca por aí e intitula-se “Respeito pela natureza”.
O single onde faz uso da sua experiência de décadas para tocar um público trans geracional, através de uma música instrumental capaz de nos fazer viajar até à Índia, sem que em nenhum momento saiamos das texturas e ritmos de Portugal, numa viagem que é, afinal, ao nosso interior.
Música pacificadora, mas ativa e de encantar como a filosofia de Gandhi.
Este álbum intitula-se Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi, e é dedicada ao líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), por altura das celebrações dos 150 anos do seu nascimento.
Gandhi era homem da espiritualidade que focava a sua atenção nos seres humanos e na natureza. Que sabia olhar para dentro e para o que nos rodeia.
É este filosofia que precisamos para este tempo.
Rao Kyao tem um carreira longa e sem sair do seu caminho podemos destacar o disco Fado Bailado, de 1983, que fez história por ser o primeiro disco da história da música portuguesa a conseguir a marca da Platina.
Gravou muito e viajou muito.
Após este sucesso comercial, voltou ao Oriente, a Macau, onde foi convidado a gravar um álbum que ilustrasse, em termos musicais, a presença portuguesa no Oriente. Como resultado surgiu Macau, o Amanhecer, em 1984.
Gravou Estrada da Luz em 1984, eleito Álbum do Ano pela Federação dos Centros de Cultura e Desporto da Saúde e Segurança Social.
Seguiram-se Oásis (1986) e a coletânea Best of Rão Kyao (1987).
Em 1986, os álbuns Estrada da Luz e Oásis foram editados no Brasil, aonde se deslocou inúmeras vezes para concertos e ações promocionais.
Depois do Brasil, em finais do mesmo ano, foi convidado a gravar em Bratislava, com uma orquestra sinfônica de 100 figuras, os temas de uma série televisiva que passou em vários países europeus.
Em Danças da Rua de 1987, Rão atingiu a marca do Ouro e foi editado na Europa, e Estados Unidos.
Isto é uma pequena amostra deste músico incansável que continua a me encantar com a sua música.
Parabéns