George Orwell
O escritor George Orwell ou melhor Eric Blair, nasceu em 1903 é autor de importantes obras de ficção e de não ficção. Os mais conhecidos são “O Triunfo dos Porcos” e “1984”.
Homem de extrema direita, serviu na Polícia Imperial na Birmânia e mais tarde lutou do lado dos Republicanos na Guerra Civil Espanhola.
Pertenceu à Home Guard, uma importante organização de defesa do exército britânico, e trabalhou como correspondente de guerra para a BBC durante a Segunda Guerra Mundial.
George Orwell morreu em 1950, em Inglaterra, vítima de tuberculose.
Escreveu também, entre outras obras, Dias da Birmânia (1934), O Caminho para Wigan Pier (1937) e Homenagem à Catalunha (1938).
Depois de se terem cumprido,70 anos da sua morte a Dom Quixote, decidiu iniciar este ano a publicação de dois dos mais emblemáticos livros do grande escritor inglês: 1984 e O Triunfo dos Porcos.
Chegam às livrarias agora, com novas traduções 1984 de Vasco Gato e O Triunfo dos Porcos por Francisco Goncalves, capas especialmente criadas para estas duas novas edições e com um preço atractivo.
Recorde-se que 1984, o primeiro destes dois clássicos, foi publicado em 1948, num mundo ainda a sarar as feridas deixadas pela Segunda Guerra Mundial e pelos regimes totalitários.
Um livro que nos conduz até um estranho – mas não tão distante – universo comandado pelo Big Brother, aquele que tudo sabe e tudo vê. Os programas que agora vemos são cópias desse livro de uma sociedade observada
Já O Triunfo dos Porcos, é considerada uma das mais inteligentes fábulas da literatura mundial, uma vez que nos conta a história de um grupo de animais que, fartos da exploração e dos maus tratos de que são alvos, resolvem ocupar a quinta em que habitam e ali implementar um regime justo e igualitário mas que depressa se converte numa terrível ditadura.
Uma edição que, nesta versão, é apresentada com o prefácio original de Orwell .
Façam o favor de ler ou reler pois parece que foram escritos agora. Recomendo!