Coisas Boas em Alta
Notícias em Alta

Burlas!

Metidos em casa, alguns cheios de tédio uma das coisas agradáveis é fazer comprar “on line”, fazer amizades com caras larocas, ver sites de sexo, o que é cada vez mais  normal.

Mas aumentaram as burlas através da aplicação MB Way e também casos de phishing estão entre os cibercrimes, mais denunciados em 2020, ano em que a pandemia moldou muitos hábitos dos portugueses.

Mudou forçosamente muitos hábitos dos portugueses, as denúncias de cibercrime quase triplicaram face ao ano anterior. 

Pasme-se: o Gabinete Cibercrime do Ministério Público recebeu 544 denúncias, das quais 138 foram encaminhadas para a abertura de inquérito.

Em 2019 o mesmo organismo recebeu 351 denúncias.

Os dados que apontam para um aumento na ordem dos 182% fazem parte do relatório do Gabinete Cibercrime publicado agora , o qual atribui o aumento de denúncias à mudança de hábitos dos portugueses devido às regras de combate à Covid-19.

Em 2020, os portugueses foram sobretudo enganados devido a burlas através da aplicação MB Way, a campanhas de phishing e burlas referentes a relacionamentos pessoais estabelecidos à distância.

A violação da privacidade e divulgação online de dados pessoais estiveram ainda entre os crimes mais denunciados, sendo que para a lista entram ainda situações de stalking com recurso a tecnologias e de sextortion.

A maior parte das denúncias não deu origem a processos por falta de provas, sendo que foi no início da primavera de 2020, de Marco a Maio altura que estivemos trancados,  que o gabinete em questão recebeu  mais denúncias . 

A tentação as vezes, é maior que a prudência ! 

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x