Ruínas – Miróbriga
A palavra diz tudo!
São ruínas ou melhor pedras e pedregulhos amontoados que alguém nos vai dizendo o que aquilo é.
Nesses passeios ouvem-se muitas vezes entre dentes: “monte de pedras”, “andei eu tantos kms para ver isto “.
Mas é uma viagem no tempo e ao ar livre e um dos locais onde queremos descobrir o passado.
No concelho de Santiago do Cacém, a hora e meia de distância de Lisboa, as ruínas romanas de Miróbriga chegavam a receber, antes da pandemia, cerca de 10 mil visitantes por ano.
Por aqui, caminha-se entre antigas habitações, termas, templos, hipódromo e outros vestígios da presença e vivência romana no local, entre os séculos II a.c. e Seculo 5 d.c., como a zona do possível mercado que recentemente foi descoberto e se encontra em escavações.
Além disso, também se pode visitar o museu ali criado há precisamente vinte anos, para complementar a oferta de Miróbriga.
Na zona mais elevada foi edificado um fórum com um templo centralizado, de certeza consagrado ao culto imperial e um outro templo mais pequeno dedicado a Venus.
E as Termas são consideradas as mais bem conservadas em Portugal, com duas zonas distintas.
Uma para mulheres e outra para homens.
Há também o hipódromo o único conhecido no nosso País!
Com uma área de aproximadamente dois quilómetros, e rodeadas de ambiente campestre e da tranquilidade do Litoral do Alentejo, as ruínas são consideradas um Imóvel de Interesse Público desde 1940 e tornaram-se no primeiro sítio arqueológico alentejano a ser classificado como monumento histórico!
Está bem organizado, tem os locais assinalados, uma pequena loja e parque de estacionamento! Tudo perfeito!
Quem gosta de arqueologia avance que não vai arrepender-se!
Bom passeio!
Um reparo. O Sítio Arqueológico de Miróbriga situa-se em Santiago do Cacém no Alentejo Litoral e não no Alentejo. Obrigado
Muito obrigado pela sua atenção
No Alto Alentejo