Coisas Boas em Alta
Lugares em Alta

Capela dos Ossos

Vou muitas vezes a Évora e só consegui visita-la 2 vezes. A primeira fui sem saber ao que ia e fiquei sem fala. Sinistra e quase fugi. A 2 visita já ia prevenida e ia pensando que raio de ideia tinham tido para se construir uma capela com ossos humanos 

A Capela dos Ossos de Évora é a mais conhecida e maior das capelas dos ossos existentes em Portugal. Cheia de ossos, crânios e sepulturas. macabro,

Quase tão celebre como este monumento é a inscrição à entrada: “Nós ossos que aqui estamos,  pelos vossos esperamos”.  Foi construída no século XVII, e pretendia lembrar aos crentes a efemeridade da vida. A arte barroca predomina neste espaço.

As paredes do espaço encontram-se, juntamente com os pilares, revestidas por milhares de ossos e crânios humanos. As ossadas são provenientes de antigos sepulcrários ligados ao convento.

 O tecto abobadado está decorado com frescos que representam passagens bíblicas, símbolos cristãos e os instrumentos da Paixão de Cristo.

As pinturas datam de 1810. À entrada observamos ainda um painel de azulejos, da autoria de Siza Vieira, acerca do milagre da vida e a sua contraposição ao tema da morte.

A Capela dos Ossos é parte integrante da Igreja de São Francisco de Évora que se encontra classificada como Monumento Nacional e é um dos monumentos mais visitados na cidade de Évora.

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x