Coisas Boas em Alta
Lugares em Alta

Ponte D. Luiz

Já atravessei algumas vezes a ponte D. Luiz I sempre de carro, e sinceramente não fazia ideia como é reconhecida pela sua beleza pelo mundo.

Projetada por Théophile Seyrig, engenheiro belga e discípulo de Gustave Eiffel, foi inaugurada em 1886 e possui o maior arco em ferro forjado do mundo.

Uma verdadeira obra de arte e um símbolo indiscutível da cidade do Porto. Cinco anos depois, a Ponte Luiz I revalida o seu título e continua a figurar entre as quinze pontes mais bonitas da Europa. A eleição feita pela European Best Destinations, coloca ainda a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa no ranking.

Foi em dezembro que a Ponte Luiz I revalidou esta classificação pela mão da European Best Destinations, uma organização europeia de consumidores e especialistas que promove o turismo e a cultura na Europa, com sede em Bruxelas. A ponte que une as duas margens do rio Douro, serve de ligação entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

Com cinco pilares, contém dois tabuleiros metálicos, sendo que o superior tem uma extensão de 391,25 metros e o inferior de 174 metros.

Pode ser atravessada a pé e tem uma vista linda para as duas margens do Rio.

Parabéns ponte!

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x