Coisas Boas em Alta
Histórias em Alta

Festa das Rosas

Uma vez por ano no mês de Maio há uma festa monumental em Vila Franca do Limo. As pessoas são despejadas das centenas de camionetas que chegam de todo o lado do País.

Vila Franca do Lima, no concelho de Viana do Castelo, esteve então em festa. 

Esta Festa das Rosas, uma das mais emblemáticas romarias minhotas, famosa pelo seu desfile de cestos floridos da Festa das Flores, confeccionados com folhas, botões e pétalas de flores naturais, que as mordomas transportam à cabeça para oferta a Nossa Senhora do Rosário.

A Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, é a primeira grande romaria do calendário festivo do Alto Minho e passou a ser também a primeira festa do concelho a constar no Inventário do Património Cultural e Imaterial nacional.

Remonta a 1622, o costume dos cestos floridos de Vila Franca do Lima, ocasião em que foi constituída a Confraria de Nossa Senhora do Rosário. Desde então, milhares de romeiros afluem a Vila Franca do Lima, todos os segundos domingos de Maio, em devoção ou simplesmente atraídos pela bela festa.

Desde há muito tempo que as Festas das Rosas se tornaram um cartaz turístico a atrair visitantes para se deslumbrar com o colorido e a grandeza de uma das mais belas romarias minhotas.

Os cestos são revestidos e enfeitados com múltiplas flores naturais com pétalas e folhas que apresentam paisagens, monumentos, brasões e outros motivos decorativos que relevam bem o talento e a criatividade das mordomas que os transportam à cabeça e os vão oferecer a Nossa Senhora do Rosário. 

Fixados por milhares de alfinetes de cabeça, cada cesto florido pode atingir o peso de 50 quilos. E as mordomas aguentam. Paralelamente há barraquinhas de tudo um pouco que é a perdição de muitos que não resistem a comprar. Foi um experiência que não esqueço !

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x