Coisas Boas em Alta
Histórias em Alta

Água

Eu gosto de beber água e muita.

Muito fresca ou mesmo gelada sabe-me bem e podem ficar de cabelos em pé, mas acompanho as refeições com uma garrafa de água.

Leio agora que a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, as águas minerais diferenciam-se por poderem ser ricas em certos sais minerais e oligo-elementos e pela sua pureza original estável.

O que não falta é marcas e muita oferta de água. Vejo que as algumas pessoas analisam os rótulos e fazem muito bem. Eu tenho alguma dificuldades na escolha mas por hábito compro a Luso.

A água mineral mais antiga de Portugal é a Água do Luso.

Lidera o mercado nacional há anos seguidos e foi a primeira, em todo o mundo, a obter a marca Produto Certificado.

É formada no interior da Serra do Bussaco, que recebe as águas da chuva e as filtra através das suas camadas rochosas, mantendo-se a mais de 500 metros de profundidade. Começou a ser comercializada no final do século 19 e atraiu a atenção do químico e professor Charles Lepierre que, em 1903, analisou esta água e a classificou como muitíssimo pura. Desta  pureza  o nosso corpo agradece.

Beber água deve ser um hábito e uma prioridade de todos e a ter como referência 1,5 l por dia é um bom princípio. No entanto, é sobretudo o estilo de vida que determina quanto devemos beber.

Quem pratica atividade física intensa, precisa de mais quantidade de água para se manter hidratado.

E dizemos manter, porque a necessidade de água do organismo é constante.

Deixar-se ficar com sede, terminar o exercício e sentir-se “seco”, como muitas vezes acontece, significa que há sofrimento dos órgãos e tecidos.

Os desportistas devem beber pelo menos um copo de água antes e depois do exercício, para compensar as perdas de líquidos pelo suor.

Nos dias mais quentes, quando a atividade é intensa ou quando, por razões metabólicas a transpiração é abundante, o recomendado é ingerir pequenas quantidades de água a cada 10-20 minutos durante o exercício.

Isto é especialmente indicado para quem anda regularmente de bicicleta, tal como para desportistas de um modo geral.

Eu gosto da Água do Luso mas pela vossa saúde, bebem qualquer marca de água.

Irão mais vezes fazer xixi mas faz-nos bem a saúde.

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x