Coisas Boas em Alta
Histórias em Alta

Alvarinho ou Albariño?

Estive na Galiza e tive de aguentar pé firme quando se falava do Alvarinho.

Os espanhóis dizem que eles é que são os maiores na produção deste vinho e nós vamos atrás deles.  

Além de Portugal e Espanha,  que são os maiores produtores globais de Alvarinho, com 1.800 hectares plantados em Portugal e cerca de 5.500 hectares na Espanha .

Está casta já foi para outros continentes. Hoje podemos encontrar produção de Alvarinho em países como Nova Zelândia, Estados Unidos, França, Argentina, Uruguai e Brasil.

O vinho Alvarinho  é a variedade branca que dá vida a alguns dos mais celebrados vinhos de dois lados da fronteira de Portugal com a Espanha.

Minho, do lado português, e seus Alvarinhos; Galícia, na parte espanhola, e os seus Albariños.

E apesar da primeira menção sobre a casta ser somente em 1843, especialistas acreditam que ela é uma variedade muito mais antiga. Isso deve-se à sua enorme diversidade em  morfologia.

Tanto que as vinhas com idade entre 200 e 300 anos na região da Galícia possuem indícios de que ela já era plantada na região bem antes de ser descrita.

Outros defendem que dessa verdadeira arqueologia vínica é que possivelmente a casta originalmente seja a Albariño, nascida no lado espanhol da fronteira.

A história mais curiosa envolvendo a Alvarinho é uma grande confusão que ocorreu com ela e a casta francesa muito cultivada na região de Jura o  Savagnin Blanc. Esta foi confundida com a Albariño na Espanha por muitos anos e o pior, o erro foi exportado! Alguns pés  da “Albariño” foram enviados para a Austrália e por isso, muito do que hoje é tido como Albariño na Austrália, na verdade é Savagnin Blanc. Que confusão!

O vinho Alvarinho costuma ser com acidez forte, aromas e sabores que lembram frutas cítricas, além de notas florais e possivelmente alguns toques de minerais. 

O vinho Alvarinho pede pratos frescos como saladas, frutos do mar e peixe. 

Uma casta típica da região do Vinho Verde, em Portugal, e da Galícia, na Espanha.

Qual produz melhor?

Portugal digo eu!

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x