Restaurante Alqueire
Quinta-feira fria, a pergunta é sempre a mesma, onde é que vamos almoçar?
Num sítio quentinho e confortável, era a permissa.
Vamos ao Alqueire!
Para quem não sabe, o Alqueire fica paredes meias com a Gare do Oriente, na Rua Conselheiro Lopo Vaz em Lisboa.
Aqui chegados, logo o calor do forno a lenha que está estrategicamente instalado no meio da sala, primeiro aquece-nos a alme e depois aquece-nos o corpo, já que é aqui confeccionado o prato do dia das quintas-feiras, o famoso Cabrito em forno de lenha.
Pedimos o Cabrito, e de facto há uma diferença abismal entre esta confecção e a confecção num formo eléctrico ou a gás.
Desde já porque o Cabrito não fica seco e absorve todo o sabor do fumo da lenha, depois porque assa uniformemente sem queimar.
Vamos então à prova deste prato que confesso ser o meu preferido e onde poucas, muito poucas vezes encontro Cabrito como este…
Maravilhoso! É a palavra com que posso descrever este, bem temperado, com batatas pequenas e cebola, servida num tacho de barro que sai diretamente do forno para a nossa mesa.
Quer melhor repasto do que estar num restaurante com uma decoração inusitada em que tudo gira à volta da música, da rádio, e do som, num dia frio, em que o ambiente é aquecido por um forno a lenha de enormes dimensões no meio da sala e em que a refeição é confecionada neste mesmo forno!?
Não há!
Como já disse o Cabrito estava no ponto, muito bem temperado, carne macia e de qualidade. O arroz de miúdos também acompanha este prato e estava muito bom também.
Para sobremesa um Pudim de leite condensado que também estava muito bom, sm ser demasiado doce e o não menos importante. Estava fresquíssimo!
E quanto se paga por este pitéu e este ambiente na zona oriental de Lisboa?
A dose de cabrito (bem servida) fica por 20€, mais as bebidas, sobremesas e entradas, cerca de 30 €
Mas posso garantir-vos que o dinheiro é muito bem empregue, pois para mim, talvez o melhor cabrito de Lisboa,
Alqueire
Rua Conselheiro Lopo Vaz
Lisboa