Coisas Boas em Alta
Gastronomia em Alta

Alcochetano

Adoro Alcochete!

Gosto de me levantar cedo, e rumar a Alcochete para poder almoçar, num dos meus restaurantes preferidos em Alcochete.

Chama-se o Alcochetano e fica no Largo onde (dizem) que nasceu o Rei D. Manuel I, o rei Venturoso, cognome atribuído a D. Manuel I pelos feitos e eventos que ocorreram durante o seu reinado, nasceu em Alcochete a 31 de Março de 1469.

O Alcochetano situa-se a alguns metros do rio, o suficiente para sentirmos a brisa do rio, enquanto almoçamos (isto se for na esplanada do Restaurante, claro!).

O Alcochetano é daqueles restaurante/tasca onde se vem para come bem, e aqui come-se muito bem!

Ora então vamos lá ao que interessa. Esta semana gozando uns dias de férias e ainda por cima com uns dias solarengos, fui até Alcochete para almoçar.

Chegado cedo (12h15) já estavam as mesas das esplanadas (duas) quase todas ocupadas. Lá consegui que me sentassem numa delas e lá fiz o pedido.

Nada mais nada menos que umas sardinhas, que a estarem boas, aqui seria o local de certeza.

Antes e porque adoro Sopa de Peixe, aqui pode comer-se uma das melhores que conheço. E lá veio ela enquanto as sardinhas assavam…

Com pedaços generosos de peixe (que não consigo identificar), com muita cebola, tomate, alhos, e…massinhas. Maravilha!

Acabado de terminar a sopa, eis que vem as sardinhas numa dose generosa (acho que eram oito) acompanhadas com batata cozida e uma salada de pimentos, cebola, alface e tomate.

Que maravilha de sardinhas…bem assadas, já a largarem aquela gordura, que os apreciadores deixam escorrer em cima do pão, para depois comerem…

Para além da vista privilegiada sobre a Cidade de Lisboa e com uma comida maravilhosa, sobretudo pelo saber do homem que está grelha, a deixar tudo assadinho e no ponto.

E a propósito de ponto, o ponto forte aqui no Alcochetano, são os peixes, desde os salmonetes, carapaus, sardinhas, garoupa, dourada, robalos, cantaril e no fundo tudo o que vier á rede!!!

Para terminar vou deixar aqui o prato forte da casa, que são os petiscos de verão, mas não pode de deixar de provar as ameijoas à bulhão pato, feitas aqui…e depois diga-me qualquer coisa…

Para terminar este fantástico repasto, cerca de 12 euros, 

Diga lá que já não há prazeres baratos…

Olhá Sardinha Linda!!!!

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x