Coisas Boas em Alta
Entretenimento em Alta

As estações da vida

Faço parte de um grupo de pessoas que se reúnem uma vez por mês , para falar de um livro já previamente escolhido pela Dra. Helena Roldão que é Técnica Superior de Línguas e Literatura Modernas da Câmara Municipal de Lisboa  que lidera este grupo.  

Nada é improvisado pois tudo está estruturado para ser um sessão interessante e o encontro é tao agradável que o tempo passa a correr.

Quem quiser pude dar os seus pontos de vista sobre o livro e mesmo que não o tenha lido,  rapidamente entra na conversa. 

Deste vez o Livro estudado  foi “As Estações da Vida” da escritora Agustina  Bessa-Luís que nasceu em Vila Meã, Amarante, em 1922.

Um dos aspectos interessantes do percurso desta escritora  foi o casamento em 1945, na cidade do Porto, com o estudante de Direito Alberto Luís.

Ela decidiu colocar um anúncio no jornal O Primeiro de Janeiro, e no anúncio procurava um homem culto com quem se pudesse corresponder.

E assim se casou! Este livro é sobre os azulejos que decoram um grande número de estações dos nossos caminho­‑de­‑ferro. 

Talvez  sobre as estações de ca­mi­nho­‑de­‑ferro da vida da Agustina.

Mas o que finalmente temos é uma narrativa sobre as vidas das pessoas que se cruzam com ela nos comboios, na linha do Douro, a que ia de São Bento e de Campanhã, no Porto, até Barca d’Alva, antes de entrar por Espanha. Livro pequeno que não cansa e que nos enriquece.

Façam favor de o ler.

Representou as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizou conferências em universidades um pouco por todo o mundo. 
Foi membro do conselho diretivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma, 1961-1962). 
Entre 1986 e 1987 Gostei muito deste livro.

É pequeno, de leitura muito agradável, mas, pelo modo de escrever da Agustina, quase que podemos visualizar o seu conteúdo, de tal modo os pormenores nos são transmitidos.

Quase que podemos imaginar os azulejos presentes nas estações de comboio citadas.

Uma belíssima companhia este livro 

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x