Coisas Boas em Alta
Entretenimento em Alta

O Grito – Edvard Munch

Um quadro de Edvard Munch, norueguês, obra prima de expressionismo, representa a ansiedade das pessoas.

O resto deformado pela angústia e temor que figura em primeiro plano, até já teve direito a um emoji.

o grito

O Grito é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, pintadas em 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero. O plano de fundo é a doca do fiorde de Oslo ao pôr-do-Sol. 

o grito

“Só pode ter sido pintado por um louco”.

A frase, rabiscada e quase invisível, no canto superior esquerdo de O Grito há muito intrigava os amantes de pintura e os especialistas.

Agora, depois de uma nova investigação levada acabo pelo Museu Nacional da Noruega, os peritos confirmaram que foi o próprio Edvard Munch quem a escreveu.

o grito

Durante décadas, os especialistas acreditaram que a frase não passava de um ato de vandalismo praticado por alguém que duvidava da sanidade mental do pintor.

Agora concordam que foi Munch que escreveu  devido aos comentários que circulavam sobre sua saúde mental .

Durante o mais recente restauro do quadro, os curadores usaram infravermelhos para analisar a frase, acrescentada à obra, já depois de esta estar terminada.

E compararam a caligrafia com notas e cartas escritas por Munch, bem como analisaram os eventos que marcaram a vida do pintor na época da primeira exibição pública de O Grito.

“A caligrafia é sem dúvidas do próprio Munch”, concluiu Mai Britt Guleng, curadora do museu.

E explica ainda: “Tanto a caligrafia como os eventos que aconteceram em 1895, quando Munch exibiu o quadro pela primeira vez na Noruega, apontam todos na mesma direção.”

Raramente em exibição depois de ter sido roubado em 2004, acabando por ser recuperado pouco depois, O Grito está neste momento a ser alvo de um restauro com vista a nova exposição.

São quadros  de grande valor pois em 2012 foram vendidos  por 119 milhões de dólares.

A inspiração para O Grito terá surgido a Munch durante um caminhada pela cidade em que se deixou levar pelo desconforto físico e mental.

Vejam o quadro que é uma beleza mas retrata tristeza, desespero e ansiedade, tudo aquilo que não desejamos para nós

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x