Com nova mecânica hibrida
Peugeot 3008 e 5008 são as novas apostas da marca Francesa
O ano que começou prepara-se para ser um ano eléctrico para a Peugeot:
A marca francesa está a adoptar a tecnologia a novos modelos, desde logo para os SUV 3008 e 5008, que pretende, depois, expandir a outros modelos da gama.
E, haverá para todos os gostos: totalmente eléctricos, híbridos plug-in e até modelos equipados com pilha de combustível.
No caso agora, destes dois SUV’s estamos em presença de um Hybrid 48V, o novo sistema do Grupo Stellantis (que, recorde-se engloba a Peugeot, Citroen, DS, Opel, Fiat, Alfa Romeo e Lancia), que surge com um motor a gasolina de 136 cv de nova geração, um 3 cilindros com 1.199 cm3 de cilindrada, a que se junta um turbocompressor de geometria variável para conseguir um binário de 230 Nm às 1.750 rpm.
Com este motor surge uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem, com 6 relações e m motor eléctrico.
Esta ajuda preciosa, (sobretudo com o motor a gasolina em baixas rotações) consegue reduções até 15% no consumo de gasolina sendo que, segundo a Peugeot graças a este sistema em percursos urbanos o seu SUV poderá andar em modo totalmente eléctrico durante metade do tempo.
A velocidades superiores (até 145 km/h), o motor de combustão é desligado, quando o condutor solta o pedal do acelerador numa velocidade constante e, também, ao abrandar.
Quando o condutor carrega no pedal do acelerador a fundo, o motor eléctrico fornece uma potência suplementar de aproximadamente 12 cv.
Na base de tudo isto está uma bateria de iões de lítio de 48V com capacidade útil de 432 Wh e, que terá garantia de oito anos ou 160 mil km.
Registe-se, igualmente, que o condutor pode seguir o funcionamento do sistema híbrido através do painel de instrumentos do Peugeot i-Cockpit®.
O painel de instrumentos digital informa sobre a condução totalmente eléctrica (tacómetro em tons de azul),o fluxo de energia no sistema, nível de carga da bateria, estado de funcionamento e a percentagem percorrida em modo eléctrico em qualquer altura ou no final da viagem.
Além disso, estes modelos serão equipados com um sistema AVAS (Approaching Vehicle System Alert) que, até aos 30 km/h, emite um som para avisar os peões e ciclistas da aproximação do veículo.
A terminar revelar que, estes dois SUV’s serão comercializados na Europa no segundo trimestre de 2023.