Submissão
Quando vou ao cinema ver um filme português vou com medo que seja arrastado e chato.
Pois os tempos mudaram. O filme Submissão foi escrito e realizado por Leonardo António e assinala a ultima presença no cinema de Maria João Abreu. Iolanda Laranjeiro é a protagonista da história que aborda o tema da violação no casamento.
O filme prende o espectador e metade dele é passado numa sala do tribunal. Com grandes planos dos actores todos conhecidos não tendo muita ação encoraja as mulheres a pensar no tema: a violação nos casais dentro de 4 paredes. Iolanda Laranjeiro e João Catarré são um casal desavindo com um relação tóxica.
Catarré interpreta o típico macho de ego ferido, manipulador, perante a sua fêmea, que não descansa enquanto não a domina.
Mas, como é filho de boas famílias e bem falante, ainda para mais um homem sério que ama a sua mulher, tenta convencer o tribunal de que uma violação, afinal, não é mais do que amor conjugal.
Destaco a cena de sexo muito intensa e bonita alguma vez mostradas no cinema português com um belo trabalho de Iolanda Laranjeiro e Martinho Silva.
Não é um filme de massas mas vale a pena ver bom cinema português.
Aconselho.