As bailarinas Russas ou Ucranianas?
Estão registadas cerca de 2000 obras realizadas por Edgar Degas, pintor francês que viveu entre 1834 e 1917.
Edgar Degas foi um pintor, escultor e fotógrafo francês consagrado pelas pinturas femininas, sobretudo pela série das bailarinas e pelo efeito de movimento que retratava nas obras. Degas é um dos nomes mais sonantes da pintura francesa.
Agora com a guerra, estalou o verniz! Há um belo quadro que mostra bailarinas com faixas azuis e amarelas nos cabelos, as cores da bandeira ucraniana. É quase certo que as bailarinas sejam ucranianas e não russas e assim a National Art Gallery mudou-lhe o nome.
O título desta pintura tem sido um ponto de discussão contínuo por muitos anos e é abordado na literatura académica; no entanto, houve um aumento no foco no mês passado devido à situação atual, portanto, era um momento apropriado para atualizar o título da pintura.
Parece que os russos apoderaram-se de muitos elementos da cultura ucraniana e a National Gallery aproveitou estes tempos de guerra e modificou o título da obra.
O pintor Degas, designava-se a si próprio como independente e esta é talvez a melhor palavra para o caraterizar.
Mas o tema central da obra de Degas eram as bailarinas, Frequentador da Ópera de Paris. As cenas relacionadas com o ballet ocupam grande parte da sua produção artística.
Não se limitando ao palco, Degas pinta os ensaios, camarins, entradas em cena, utilizando ângulos e perspetivas inovadoras.
Particularmente nas obras dedicadas a este tema surgem-nos os pormenores e detalhes de intimidade e do esforço exigido às bailarinas. Russas ou Ucranianas? Vamos lá saber!