Ficheiros Secretos
Acabei de ler nas férias um belíssimo livro de Luís Osório.
Fez me companhia enquanto estava ao sol na praia e achei-o encantador.
Bela sequência de pequenas histórias reais que me fez estar agarrada ao livro até ao final.
Queria mais mas acabou quando o autor lhe deu o fim
A editora Contraponto publicou então o livro Ficheiros Secretos – Histórias Nunca Contadas da Política e da Sociedade Portuguesas, do jornalista e escritor Luís Osório, que recupera ficheiros de grandes figuras e desvenda acontecimentos guardados no fundo do baú.
O livro está recheado de histórias muito interessantes e até agora desconhecidas, e descreve personalidades da política, como Mário Soares, Álvaro Cunhal, Cavaco Silva, António Guterres, Ramalho Eanes, Jorge Sampaio ou Freitas do Amaral, e muitas das grandes figuras da cultura e da sociedade portuguesas, como José Saramago, António Lobo Antunes e Amália Rodrigues, entre outras.
Este livro de Luís Osório permite conhecer o último encontro entre Cunhal e Soares antes do 25 de Abril o que discutiram e o que ficou acordado.
A história nunca contada do ataque que estava planeado às sedes do PCP se Freitas do Amaral tivesse vencido as presidenciais de 86.
Que Maria Barroso votou contra a fundação do PS e outras histórias que nos podem causar alguma surpresa.
O livro está dividido em três partes e para o autor o mais importante era escolher histórias, aquelas que pudessem ir ao encontro de uma pergunta essencial: de que maneira é que nos podemos definir enquanto país?
Façam favor de ler este esplêndido livro.