O dia em que a casa foi abaixo
Fiquei maravilhada!
No Palácio das Galveias perto do Campo Pequeno está aberta uma exposição magnífica!
O Centro de Arqueologia de Lisboa, em colaboração com a Biblioteca das Galveias, apresenta a exposição «O dia que a Casa foi abaixo», desenvolvida a partir da intervenção arqueológica realizada em 2017 na Praça D. Pedro IV, pelos arqueólogos José Pedro Henriques e Vanessa Filipe, para a colocação de um Ecoponto subterrâneo.
Pretende-se evocar os 265 anos do Terramoto de 1755, a partir dos materiais e objectos e encontrados e do seu cruzamento com as fontes documentais, trabalhadas no Gabinete de Estudos Olisiponenses, e reconstituir a Memória de um edifício habitacional e de quem la morava que caiu no Terramoto.
Destaque para os resultados dos estudos laboratoriais realizados pelo Laboratório Hércules da Universidade de Évora, demonstrando o trabalho que pode e deve ser desenvolvido após os trabalhos de campo, sobretudo com o recurso às novas tecnologias e técnicas laboratoriais.
Desde que Lisboa começou a instalar os ecopontos subterrâneos tem sido uma azáfama para os arqueólogos que vão ao local e muitas vezes para encontrar vestígios de vidas.
Uma das inspecções mais interessantes foi a relativa à colocação de um ecoponto subterrâneo na Praça D. Pedro IV no Rossio em 2017.
O Dia em que a Casa foi Abaixo, que pode ver na Biblioteca Palácio Galveias, evoca os 265 anos do Terramoto de 1755 através da reconstituição da memória de um edifício habitacional do Rossio, e os seus ocupantes, que não resistiu ao terramoto.
A mostra, feita em colaboração com o Centro de Arqueologia de Lisboa, nasce a partir dos objectos encontrados e o seu cruzamento com fontes documentais, trabalhadas por Delminda Rijo, do Gabinete de Estudos Olisiponenses.
Na exposição mostram-nos uma bacia com cevada que era utilizada para a alimentação dessa família e um Pote enorme onde faziam as suas necessidades.
La estavam as fezes porque ainda não havia sanitas.
Tudo isto estudado serve para perceber como se vivia em 1775 e quem era essa família!.
Aconselho vivamente.