Larvas crocantes – Tenebrio Molitor
Parece incrível mas em algumas Lojas Continente já podemos comer Tenebrio Molitor, ou seja larvas em três formatos:
Farinha, snacks e em barras. Diz a publicidade que na vanguarda das tendências de consumo, agora o Continente passará a vender produtos com insectos nos expositores do Food Lab.
Há poucas semanas foi autorizado em Portugal o consumo de algumas espécies.
E agora já podemos comprar produtos alimentares feitos a partir de insetos.
A produção é da Portugal Bugs e inclui iguarias tão inusitadas como larvas crocantes com sal marinho ou barras proteicas de larva.
Possivelmente, pelo menos num primeiro momento, a ideia de consumir insetos causa-me alguma estranheza.
Há uma série de argumentos a favor mas eu ainda não me preparei para comer tal manjar.
Sei que há pessoas provenientes de outras culturas que olharão para o consumo, por exemplo, de orelha de porco, tripas, caracóis, fígado ou miolos da mesma maneira.
Pois bem. Estas verdadeiras iguarias para muitos portugueses são alvo de repulsa por parte de outros povos.
Por que não dar uma oportunidade a um novo petisco?
Afinal, garante quem já provou cerca de 2,5 biliões de pessoas consomem insetos pelo mundo e que o gosto de insetos é parecido com o de marisco, de frutos secos ou mesmo de batatas fritas, enaltecendo-lhe a leveza do seu sabor natural.
Claro que o facto de agradarem ao paladar é essencial, mas, paralelamente, a jogar a favor do consumo de insetos está ainda o seu valor nutricional: além de constituírem uma fonte proteica sustentável, são também ricos em fibra, vitaminas, minerais e em ácidos gordos essenciais.
Até aqui, vimos que os insetos são saborosos, portadores de um elevado valor nutricional, isto, claro, somando ao facto de o seu consumo estar associado a uma certa ousadia.
Mas há ainda uma outra valiosa vantagem que o consumo de insetos comporta: o facto de ter um baixo impacto ambiental, ao ponto de serem apontados como a fonte proteica do futuro.
Tudo razões para experimentar.
Comam e digam se gostaram!