O Espião Inglês
Este filme é um thriler político baseado em factos reais que não pode deixar ninguém indiferente.
Com ritmo e uma boa fotografia vai-nos contando factos históricos da Guerra Fria e da vida de espiões que estavam em todos os lados.
Senti um certo mal estar ao aperceber-me como funciona o mundo da espionagem mas é a realidade.
Depois de uma aliança durante a Segunda Grande Guerra, os EUA e a URSS ajustavam-se ao antagonismo que marcou a época da Guerra Fria e que duraria até 1989.
Nesses anos, era natural que cidadãos comuns fossem treinados pelas autoridades para espiar as movimentações do opositor.
Baseada em factos verídicos, esta é a história de Greville Wynne muito bem interpretado por Benedict Cumberbatch um empresário britânico recrutado pelo MI6 e pela CIA como espião.
Devido às suas constantes viagens de negócios para a URSS e vários outros países do Leste Europeu, foi-lhe pedido que trabalhasse com Oleg Penkovsky interpretado por Merab Ninidzeum oficial soviético disposto a passar dados militares de alto nível às potências ocidentais.
Em 1962, através de informações cruciais obtidas por uma das fontes de Wynne, foi possível prever a Crise dos Mísseis de Cuba, evitando uma guerra nuclear em grande escala.
A realização é de Dominic Cooke.
Aconselho a quem gosta deste género de filme de espionagem