O fotógrafo Veterinário – Jorge Bacelar
É num ambiente calmo e rural que encontra a luz que quer, onde tem as pessoas que sente como família.
Foi essa proximidade que fotografa na vida rural e que terá conquistado o público do Travel Photographer of the Year, um dos maiores concursos de fotografia do mundo.
Para Jorge Bacelar foi o prêmio Public’s Choice, além de um segundo lugar para o seu portfólio na secção People of the World.
Nascido em Figueira de Castelo Rodrigo, em 1966, mas com raízes na Póvoa de Varzim, Jorge Bacelar fez-se veterinário em Vila Real, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Precisamente no primeiro ano de funcionamento do curso de medicina veterinária.
Foi, depois, estagiar para Saragoça, Espanha, e na hora de regressar a Portugal acabou por ir parar ao concelho da Murtosa, na região de Aveiro.
Surgiu um lugar na Cooperativa do Bunheiro e acabou por fazer desta a sua terra.
Já cá está há mais de 20 anos.
Atualmente, trabalha na Proleite, cooperativa que lhe permitiu conhecer muitos mais agricultores, a quem faz questão de chamar “amigos”.
A tarefa de fotografar ficou facilitada pelo facto de estas pessoas o conhecerem há muitos anos, por força da actividade veterinária.
Pensa que, no início, eles estivessem com algumas dúvidas se as fotos ficariam bem ou mal, mas só o facto de o verem feliz a fotografar elas estavam satisfeitas.
Hoje, os seus “modelos” são também os os seus maiores fãs!
O veterinário-fotógrafo, que já ganhou vários prêmios, inclusive em competições da UNESCO e na World Photographic Cup.
Trabalha apenas com uma câmara fotográfica e uma objectiva e o cenário é sempre o mais real possível.
Sem iluminação e retoques artificiais.
Os retratos são adornados apenas com animais e os produtos que a terra dá.
Além do rosto, gosta de apanhar as mãos, porque elas também falam e contam muito sobre as pessoas, e também o fruto do seu trabalho e os animais com os quais eles convivem diariamente.
Que delícia!
Parabéns senhor fotógrafo!
Ou será senhor veterinário?