Bertrand do Chiado
A livraria mais antiga do mundo fica aqui em Portugal.
Em 2011, a Bertrand do Chiado foi distinguida pelo Guinness World Records como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento.
Entrar e andar pelas suas 7 salas cheias de livros e folhear livros que queremos comprar e um prazer e leva-mos numa viagem no tempo e pela história e literatura do país!
Fundada em 1732 por Pedro Faure, que em 1742 se associou a Pierre Bertrand, esta livraria é um autêntico tesouro que deve ser visitada e preservada.
Com o terramoto de 1755 a livraria foi obrigada a mudar de local, para junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades, e só em 1773 é que voltaria ao seu local original, nos números 73 e 75 da Rua Garrett.
Os novos tempos trouxeram um novo espaço, ao fundo do longo corredor:
Um café com petiscos que convidam a “provar os livros” e as receitas culinárias que estes guardam nas prateleiras em redor.
Chama-se Café Bertrand e foi inaugurado em 2017 por altura do 285º aniversário desta livraria.
Há livros para todos os gostos!
Os autores lusófonos estão lá todos, e alguns deles são homenageados pelas paredes. como é o caso de um dos nossos poetas preferidos, Fernando Pessoa, que dá mais cor e poesia a este café.
A parede ao fundo há um mural dedicado a Fernando Pessoa, criado pela artista Tamara Alves, onde se juntam algumas frases e heterónimos do poeta, assinados com a própria caligrafia que o escritor criou para cada um deles.
Esta livraria é um dos meus lugares preferidos para beber uma bica e estar rodeada de livros, muitos livros!
Vão até lá!