Coisas Boas em Alta
Histórias em Alta

Bertrand do Chiado

A livraria mais antiga do mundo fica aqui em Portugal.

Em 2011, a Bertrand do Chiado foi distinguida pelo Guinness World Records como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento.

Entrar e andar pelas suas 7 salas cheias de livros e folhear livros que queremos comprar e um prazer e leva-mos numa viagem no tempo e pela história e literatura do país!

Bertrand do Chiado

Fundada em 1732 por Pedro Faure, que em 1742 se associou a Pierre Bertrand, esta livraria é um autêntico tesouro que deve ser visitada e preservada.

Com o terramoto de 1755 a livraria foi obrigada a mudar de local, para junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades, e só em 1773 é que voltaria ao seu local original, nos números 73 e 75 da Rua Garrett.

Os novos tempos trouxeram um novo espaço, ao fundo do longo corredor: 

Um café com petiscos que convidam a “provar os livros” e as receitas culinárias que estes guardam nas prateleiras em redor. 

Bertrand do Chiado

Chama-se Café Bertrand e foi inaugurado em 2017 por altura do 285º aniversário desta livraria.

Há livros para todos os gostos!

Os autores lusófonos estão lá todos, e alguns deles são homenageados pelas paredes.  como é o caso de um dos nossos poetas preferidos, Fernando Pessoa, que dá mais cor e poesia a este café.

A parede ao fundo há  um mural dedicado a Fernando Pessoa, criado pela artista Tamara Alves, onde se juntam algumas frases e heterónimos do poeta, assinados com a própria caligrafia que o escritor criou para cada um deles.

Esta livraria é um dos meus lugares preferidos para beber uma bica  e estar rodeada de livros, muitos livros!

Vão até lá!

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x