Pick up terá trêsmotores e caixa de v10 velocidades, VW lança segunda geração da Amarok
A pick up da VW, a Amarok vendeu 830 mil exemplares nos vários mercados em que foi comercializada.
Foi, porque está já a chegar a segunda geração com a marca alemã a falar em total remodelação face à anterior. Para já e, segundo informação da VW estamos perante um veiculo com quase 5,5 metros de
comprimento e uma distância entre eixos de quase 3,3 metros.
Como veiculo essencialmente de trabalho o Amarok pode receber o máximo de 1,16 toneladas de
carga útil, sendo que esta pode viajar protegida graças a uma cobertura que pode ser enrolada eletricamente, a partir do habitáculo ou através do comando à distância do Amarok.
Já agora, referir que as capacidades todo-o-terreno foram melhoradas, sobretudo no atravessamento de vau, graças a melhores ângulos de aproximação passando dos anteriores 500 mm para uns confortáveis 800 mm.
Em termos mecânicos há ao dispôr três motores Diesel (TDI) começando com o 2.0 litros TDI de quatro cilindros de 170 cv.
Depois, há o motor 2.0 litros TDI de quatro cilindros duplo turbo e a desenvolver 204 cv.
O topo de gama é o TDI V6 de 3.0 litros de cilindrada com uma potência de 241 cv.
Como grande novidade do Amarok está a nova caixa automática de 10 velocidades: na versão de 204 cv, surge como opção, sendo de série na versão V6 3.0 de 241 cv.
A nova caixa automática de 10 velocidades substitui a transmissão automática de 8 velocidades do modelo anterior. Além desta novidade, estará disponível uma transmissão manual de 6 velocidades para os motores de 170 e 204 cv.
Em Portugal, o Amarok será proposto de série com tração integral (denominada 4MOTION).
A nova pick-up é, também, mais fácil de conduzir graças aos seus sistemas de ajuda à condução, destacando-se o Adaptive Cruise Control, (com leitura da sinalização rodoviária através das câmaras no controlo automático da velocidade) e a iluminação IQ.LIGHT – faróis de LED -.
Interiormente, também, houve renovação: ecrã digitaL para o painel de instrumentos de 8 polegadas (ou com 12 polegadas no nível Style e acima) e um moderno ecrã tátil em formato tablet (com 10 polegadas ou, no nível de equipamento Style e acima de série com 12 polegadas) para o sistema de infotainment.
Outras características, como o sistema de som Harman Kardon – de série nos Amarok PanAmericana e Ventura e disponível como opção para outros níveis de equipamento – fazem parte da oferta da VW, que lança o novo Amarok em Portugal com carroçaria de cabine dupla de quatro portas. Para já, ainda esconhecemos os preços das várias versões.