Renault prepara lançamento do SUV Austral
Com equipamentos inovadores
O novo SUV da Renault aposta em várias novidades. Desde logo uma nova plataforma: a CMF-CD do Grupo e que é destinada aos segmentos compacto e topo de gama. Graças a ela surgem mais estreias: o Renault Austral vem com novos motores: o E-TECH Hybrid, um Mild Hybrid Advanced com uma bateria de 48V e um motor Mild Hybrid com uma bateria de 12V.
No caso do E-TECH “híbrido” auto-recarregável estamos na presença da combinação de um motor a gasolina de três cilindros, turbo, de 1,2 litros com 96 kW e 205 Nm de binário, que está associado a um motor elétrico com mais potência e mais binário (50 kW e 205 Nm), a uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (1,7 kWh / 400 V).
A marca revela que estará disponível em duas variantes: 160 CV ou 200 CV e ligado uma caixa de sete velocidades. Isto significa que pode passar 80% do tempo em estradas urbanas, em modo totalmente elétrico, o que equivale a 40% de economia de combustível em circuito urbano.
Já o motor Mild Hybrid Advanced faz a estreia na Renault e, segundo a marca francesa, esta será uma alternativa ao diesel. Aqui estamos face a um motor a gasolina de três cilindros, turbo, com 1,2 litros, combinado com uma bateria de iões de lítio de 48V e o motor de arranque/gerador. Este último auxilia o motor de combustão, quando está precisa de mais energia – nos arranques e acelerações – dando uma ajuda extra e, também, contribui para poupança de combustível baixando as emissões de CO2 (a partir de 5.3 l/100 km e 123 g/km).
Finalmente, o motor Mild Hybrid representa o topo dos híbridos deste Renault Austral: motor a gasolina de quatro cilindros, com 1,3 litros turbo e injeção direta, que foi desenvolvido em parceria com a Daimler. Estará disponível com 140 CV ou 160 CV na transmissão automática X-TRONIC, ou apenas como 140 CV na variante de caixa manual.
Depois, graças ao novo chassis o SUV da Renault poderá ter um eixo traseiro multibraços e sistema 4CONTROL dispondo, assim, de quatro rodas direcionais.
No interior está um novo tablier com um enorme ecrã (lembra os Tesla)e o sistema OpenR com os mesmos padrões dos tablets e smartphones topo de gama. O ecrã é revestido com vidro temperado ultra-resistente a riscos, choques e limpeza.
O brilho do ecrã adapta-se à luz envolvente, enquanto as qualidades refletoras foram otimizadas, graças a uma tecnologia avançada de micro-persianas. Estas asseguram que o ecrã é facilmente lido, mesmo sob luz solar direta dispondo, igualmente de um contorno ultrafino.
Este SUV irá ter uma versão topo de gama, o Austral Esprit Alpine com cores de carroçarias exclusivas, jantes de 20 polegadas ‘Daytona’ com a marca ‘Alpine’, grelha do radiador em cinza acetinado, enquanto no interior inclui um volante aquecido, bancos dianteiros reguláveis eletricamente e com massagem lombar para o condutor, além de aspetos como o sistema regulador de velocidade inteligente, proactivo e adaptativo.
Para já, são estes os dados porque preços e data de lançamento serão, em breve, anunciados pela Renault.