Coisas Boas em Alta
Bebidas em Alta

O Lambrusco é o quê?

Numa das minhas férias, uma amiga ao almoço encomendava sempre um garrafa de Lambrusco.

Nunca tinha bebido e até me irritava o nome.

Ela dizia-me que ajudava na digestão porque tinha picos e lá vinha a garrafa.

O Lambrusco  possui o título de vinho italiano mais consumido no mundo.

Mesmo assim carrega uma fama muito duvidosa, o que faz muitos “entendedores de vinho” a torcerem  o nariz quando se fala de Lambrusco..

Mas o que poucos sabem é que o Lambrusco não se resume àquele vinho meio doce, cheio de gás, que mais parecem um refrigerante com um pouco  de álcool.

A produção cresce e o Lambrusco ganhou o mundo, ao ponto de receber o apelido de “Coca-Coca Italiana”.

O Lambrusco  ganhou destaque mundial na década de 1970, ao ser exportado para os Estados Unidos e para outros países europeus.

Está sempre na moda e nos últimos anos ganhou até uma data para chamar de sua: o 21 de junho, quando eventos pelo mundo dão conta das celebrações do World Lambrusco Day.

Proveniente de Emilia-Romagna, uma região localizada no norte da Itália  uma das mais antigas do país, esse vinho pode ser produzido tanto com uvas brancas quanto com tintas, sendo a Lambrusco o grandes destaque e  havendo 13 subvariedades de uvas para o produzir!

Apesar de ser amplamente cultivada em Emilia-Romagna, a uva Lambrusco também pode ser encontrada noutras regiões italianas, como no Piemonte e na Basilicata.

Muita gente não gosta e não compra este frisante,  porque acha que tem um paladar adocicado e de baixa qualidade!

Mas está muito enganado.

Apesar de a grande maioria dos exemplares encontrados no mercado apresentarem um paladar adocicado, o tradicional possui aromas de frutas vermelhas e é seco, ou seja, sem doçura perceptível, com acidez destacada, características que combinam bem com pratos de carne e peixe que sejam gordurosos e picantes.

Os entendidos dizem que o Lambrusco não é vinho: apenas uma bebida doce, frisante e deixam de lado.

Mas afinal quem compra o Lambrusco?

Subscreva
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x
()
x