Ginjinha
Muito doce ou apenas doce, está na moda beber uma ginjinha antes ou depois do jantar, ou até pela noite fora.
Ginjinha ou simplesmente ginja, é um licor obtido a partir da maceração da fruta da ginja, similar à cereja, muito popular em Portugal, especialmente em Lisboa, em Óbidos, em Alcobaça e no Algarve.
Foi um espanhol de sobrenome Espinheira que criou a ginjinha.. A ideia era deixar ginjas a fermentar na aguardente com açúcar, água e canela.
O sucesso foi tanto, que Espinheira abriu um estabelecimento no Largo São Domingos. Hoje a Ginjinha é paragem obrigatória para turistas e lisboetas e há filas de gente para se comprar um copinho de ginjinha.
Mas por toda a Lisboa há quiosques, tabernas a vender e parece que é um bom negócio. Antigamente muitas mães davam uma colher de ginjinha ou seja um gole para as crianças curarem doenças infantis.
Não sei se acredito, mas também não duvido nada. O sucesso é tamanho que a produção é de cento e cinquenta mil litros feita em Arruda dos Vinhos, e noventa por cento é consumido em Portugal e apenas dez por cento para é destinado para exportação, principalmente para os Estados Unidos.
A pergunta necessária é feita ao cliente: ginjinha com ou sem ginja?