Vegetariano nas Quatro Estações de Ana Isabel Monteiro
Ana Isabel Monteiro é uma mulher com uma energia contagiante.
Nutricionista, autora do blogue Laranja Lima e agora lança um livro dedicado a quem quer começar a dar os primeiros passos na comida vegetariana!
De sorriso aberto, foi numa tarde de sol que conversamos:
Como foi que as questões alimentares despertaram interesse na sua vida?
Desde pequena que pratico desporto. Passei pela ginástica, trampolins, natação e voleibol, por isso naturalmente que a alimentação andou sempre em paralelo com o desporto. Mas o grande interesse surgiu quando a minha mãe aumentou bastante o peso por causa de uma medicação e procurou uma nutricionista. Eu vi o bem que lhe fez física e psicologicamente, e também gostava de poder impactar de forma assim positiva as pessoas.
Como foi que se tornou vegetariana?
Foi em 2018, quando adotámos a Lima. Fez-me confusão educar uma cadelinha e comer outros animais.
O que podemos ver no blogue Laranja Lima?
Essencialmente receitas 100% vegetais e artigos sobre nutrição.
Agora surge “Vegetariano nas Quatro Estações”
Que livro é este?
É um culminar de todo o meu trabalho dos últimos anos. Tem uma parte teórica sobre alimentação vegetariana, com tudo o que uma pessoa precisa de saber para adotar esta dieta de forma saudável, e depois tem 80 receitas simples divididas pelas quatro estações do ano.
Não é muito mais caro comer vegetariano?
De todo, só se inventarmos e formos aos pozinhos mágicos (spirulina, por exemplo) e aos alimentos mais processados. E a base não deve ser essa! Passa muito pelas leguminosas (muito económicas), cereais e hortofrutícolas.
Consegue ser saboroso?
Claro que sim! E não tem que ser nada estranho. Podemos pensar nos pratos típicos portugueses, nos sabores que já conhecemos, e adaptar.
Quais as vantagens de adotar uma alimentação vegetariana?
A nível de saúde conseguimos prevenir algumas doenças crónicas, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. É também uma dieta com menor impacto ambiental. Sem mencionar a parte ética…
Para quem não sabe cozinhar as suas receitas são fáceis de executar?
Sim, qualquer um consegue pôr em prática.
Onde devo comprar os produtos para fazer as suas receitas?
Encontra facilmente em qualquer supermercado