Sanatorium
Mas o que é o SANATORIUM?
É uma instalação performativa em formato de clínica temporária que combina arte e psicologia.
Concebida pelo artista mexicano Pedro Reyes para o Guggenheim Museum – Nova Iorque, em 2011, foi depois apresentada em diferentes contextos e instituições como a Whitechapel Gallery – Londres, CA2M-Madrid e Museo Jumex – Cidade do México.
O MAAT promove a primeira apresentação do artista em Portugal trazendo uma nova versão deste projeto para o espaço da Central Tejo.
Neste laboratório podemos encontrar uma série de terapias adaptando técnicas do teatro, da psicologia Gestalt, atividades de grupo e jogos de construção e confiança, coaching corporativo, hipnose e cultura popular.
O público entra num ambiente higienizado onde é recebido por uma pessoa vestida de bata branca que lhe apresenta e explica as várias terapias existentes de modo que o visitante possa escolher qual a experiência que quer usufruir.
Nós escolhemos a terapia “MUDRAS”.
Mudras são gestos simbólicos que envolvem o corpo, executados na sua maioria com os dedos e com as mãos.
E lá fomos nós… pensamos num assunto ou sentimento, visualizamos a forma de melhor o expressar e usamos as mãos para comunicar.
Outras terapias disponíveis são “O museu das vidas hipotéticas”, “Casino filosófico”, “Vacina contra a Violência”, “Ex-voto”, “Citileaks” e “Mirroring”
Uma experiência “Out off the Box” certamente!