Coisas Boas em Alta
Lugares em Alta

Tomar uma cidade dos Templários

Fui de camioneta até Tomar que é uma cidade fascinante e os seus encantos vão muito além do celebre Convento de Cristo. Aconselho um bom par de sapatos pois anda /se muito. 

Tomar: um pouco de história 

A cidade de Tomar foi fundada pelos Templários, uma irmandade de monges-guerreiros oriundos de França e da Borgonha, que pretendiam não só proteger os peregrinos que se deslocavam a Jerusalém, mas também defender os estados cristãos da Terra Santa, entre os quais o recém-criado reino de Portugal. 

Em 1159, tendo ajudado D. Afonso Henriques nas conquistas de Santarém e de Lisboa aos mouros, os Templários receberam do rei um vasto território no centro de Portugal. Foi aí que fundaram o Castelo e a Vila de Tomar, sede da Ordem do Templo no nosso país.  

Com vista a pôr fim ao seu poder, a Ordem foi mais tarde perseguida por Filipe IV de França e extinta em 1311 pelo Papa Clemente V. 

 O rei D. Dinis manteve, porém, os cavaleiros-monges em Portugal sob um novo nome: a Ordem de Cristo. O Infante D. Henrique, grande impulsionador dos Descobrimentos portugueses, foi o seu governador e regedor em 1420  

Há vários eventos em Tomar 

Festa dos Tabuleiros (de 4 em 4 anos, em Julho) | Desfile de mulheres envergando bonitos trajes típicos e levando tabuleiros gigantescos sobre a cabeça, ornamentados de pão, espigas e flores.   

Festivais sons bons (Agosto) um Festival de música portuguesa, na aldeia de Cem Soldos.  

Festival de Estátuas Vivas de Tomar (Setembro) 

Mercado com pequenos agricultores da região (5 de Outubro, na Praça da República) 

Cortejo dos Templários (Outubro) 

Tomar é uma cidade de grande encanto, pela sua riqueza artística e cultural.

O expoente máximo está no Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal.

Qualquer que seja o motivo para visitar a cidade, subir ao castelo templário e descobrir a obra monumental do Convento de Cristo é imprescindível.

A Charola é a parte mais antiga. Este oratório templário foi construído no séc. XII, assim como o castelo, que na época era o mais moderno e avançado dispositivo militar do reino, inspirado nas fortificações da Terra Santa

Subscreva
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Tem algo a dizer? Comente este artigo!x