Elvis Presley
Em 1956, Ruth Taber levou o rei do rock a vacinar-se contra a poliomielite em direto no The Ed Sullivan Show.
Milhares de jovens, que se julgavam livres da doença, seguiram o exemplo.
Elvis Presley foi ao programa de televisão e na altura era um já um fenómeno que tinha aparecido na cena musical dos Estados Unidos .
No início desse ano com seu primeiro álbum, ele tocou e cantou “Hound Dog” e deu uns passos de dança ousados. A multidão ficou em delírio.
Mas o que realmente tornou aquela noite tão memorável é que, antes de sua apresentação, os espectadores viram Elvis Presley tomar uma vacina na TV ,
O facto saiu nos jornais e, de forma fundamental, também ajudou a convencer adolescentes e jovens adultos muitas das pessoas que pensavam que não corriam risco da doença, de que também precisavam de uma vacina para ajudar a derrotar a doença mortal.
A poliomielite é uma doença viral que causou um enorme surto nos EUA durante os anos 40, matando milhares de crianças e outras ficaram paralisadas .
As autoridades de saúde pública impuseram quarentenas quando os números subiram, os pais foram incentivados a manter os filhos fechados em casa e as viagens entre as cidades foram reduzidas.
Na época o então presidente Harry S. Truman deu força e graças ao trabalho de muitos cientistas diferentes, sendo o mais famoso deles o doutor Jonas Salk, desenvolveu uma vacina. A poliomielite foi derrotada, mas só porque gente suficiente tomou a vacina.
Com a Covid também precisamos de gente famosa a dar o exemplo com a vacina.
Vamos lá a vacina !