Graffit- Bordalo II
Nascido em Lisboa em 1987, Artur Bordalo é neto do pintor Artur Real Bordalo que aponta como a principal referência.
Passou pelo curso de pintura da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, fez grafitti e teve a primeira exposição individual em 2011, “Tornar o Banal Original”, no Cais do Sodré. Bordalo II é um dos mais populares artistas visuais portugueses do momento, com grande projeção internacional.
Em 2017 exibiu trabalhos na zona de Xabregas, em Lisboa, onde tem atelier, e essa exposição, intitulada “Attero”, foi um êxito de público, com mais de 27 mil visitantes em 22 dias.
As enormes filas à porta, sobretudo ao fim de semana, surpreenderem toda a gente. Sobre o que o inspira, Bordalo afirma: “Faço parte de uma geração extremamente consumista, materialista e gananciosa.
A educação que recebemos, é já direcionada ao consumo exagerado. Com a produção excessiva de coisas, especialmente material tecnológico, mas não só, também a produção objetos desaproveitados há um aumento proporcional ao consumismo exagerado dessas mesmas coisas.” Palavras sábias de Bordalo II Aconselho a quem gosta de graffit comece a olhar para as paredes de Lisboa.